3.29.2007

Português xenofobo

Português xenofobo?
Qual Portugal deve ser dos portugueses?

O do universalismo e aculturação de pesoas, de civilização e segurança para todos, educação e aculturação ou o da civilidade bárbara encapotada em generosas boas despedidas de quem aproveita a mão de obra barata, sem preconceitos nem respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, mesmo daqueles que não vêem a sua situação legalizada porque apenas encontram quemos explore?
Ou será o daqueles que tudo vendem e entregam aos de fora, com mais imaginação, know how e recursos, porque não tem capacidade de gerir o que é seu, propriedade, bens, recursos para dinamizar novas actividades e áreas de negócio, porque apenas pensam em disponibilizar o território para construir sem "rei nem roque", viabilizam projectos megalómanos sem pensar o desenvolvimento de forma integral dos seus concidadãos?
Ou ainda o daqueles que fazem acordos ditos institucionais, agora andamos ao nível dos universitários, para que os de fora venham buscar a "inteligência", a criatividade, o engenho e a arte nacionais para o transporem para trabalhos no estrangeiro e nos venderem a preços 5 vezes superior? O saber não tem fronteiras, dizem eles...

Ou será daqueles que incentivam a venda da casca de pinheiro das nossas florestas para Inglaterra e volta em artefacto de piso adequado para embate a colocar nos parques infantis, a um preço 10 vezes superior?
Quem sabe...mas dizia a minha avó sobre estas e outras coisas, "o que não passa na cabeça do diabo, passa pela cabeça de um tinhoso".
image: português xenófobo
Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage